Moradores reclamam de descumprimento do cronograma, com queda no fornecimento antes do horário divulgado pela distribuidora. Subestação incendiada voltou a operar apenas com um transformador em conjunto com hidrelétrica. Situação só deve ser normalizada no fim de semana.
O apagão no Amapá chega ao 7º dia nesta segunda-feira (9). Parte do fornecimento de energia em 13 dos 16 municípios do estado foi retomado no sábado (7), e o governo estabeleceu um rodízio com duração de 6 horas, por regiões. A solução provisória é alvo de reclamações dos moradores, que apontam descumprimento do cronograma.
Com apenas 65% do sistema elétrico restabelecido, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) fixou fornecimento de energia com duração de pelo menos 6 horas para cada região, para que o estado todo fosse contemplado. Porém, há locais onde a energia voltou por apenas 3 horas.
Quase 90% da população do Amapá, o equivalente a 765 mil pessoas, ficaram sem energia elétrica na última terça-feira (3), quando um incêndio atingiu a principal subestação do estado. Com a falta de eletricidade, houve problemas no fornecimento de água potável e nas telecomunicações, além de filas nos postos de combustíveis e prejuízos ao comércio.
O Ministério de Minas e Energia prevê retomada integral da distribuição de energia no próximo fim de semana, mas sem dia definido.
O G1 aguarda resposta da CEA sobre o motivo das falhas no rodízio e vai atualizar esta reportagem assim que tiver o retorno da companhia.
POR: ANNANDA BARBOSA, (com informações do G1).
FOTO: REPRODUÇÃO.
Comentários
Postar um comentário