Hélder barbalho pode ser afastado a pedido de procurador geral


Outras nove pessoas também são investigadas na ação civil assinada nesta terça-feira, 10.


O Procurador-Geral de Justiça Gilberto Valente Martins, pediu nesta terça-feira, 10, o afastamento do governador Helder Barbalho (MDB) e mais nove pessoas envolvidas no caso da compra de 400 ventiladores pulmonares da empresa SKN do Brasil Importadora e Exportadora de Eletrônicos LTDA.


Sem licitação, a aquisição do Estado foi realizada por R$50,4 milhões e teve adiantamento de R$25,2 milhões, para tratar de pacientes com a covid-19. Nenhum dos aparelhos funcionaram. A compra também já foi alvo de investigações da Polícia Federal.


Na ação civil pública, Gilberto Martins aponta existência de padrão de “corrupção sistêmica" na gestão de Helder Barbalho, "com ingerência direta" do governador e também pede quebra de sigilo bancário e fiscal; além de indisponibilidade de bens dos envolvidos.


Confira os nomes citados no documento:


Helder Zaluth Barbalho - governador do Pará), Parsifal de Jesus Pontes - ex-chefe da Casa Civil do Pará, Alberto Beltrame - ex-secretário de Saúde do Pará, Peter Cassol Silveira (ex-secretário adjunto de Gestão Administrativa da Sespa, Cintia de Santana Andrade Teixeira - ex-diretora de departamento administrativo e serviços da Sespa, Leonardo Maia Nascimento - ex-assessor do gabinete do governador, responsável pelo contrato com a SKN do Brasil, SKN do Brasil Importação e Exportação de Eletroeletrônicos LTDA - matriz no Rio de Janeiro, e filiais no RJ, ES e PA, André Felipe de Oliveira da Silva - procurador da empresa SKN do Brasil, Felipe Nabuco dos Santos - sócio da SKN do Brasil, Márcia Velloso Nogueira (sócia administradora da SKN do Brasil).


POR: ANNANDA BARBOSA, (com informações do Site Roma News).


IMAGEM: REPRODUÇÃO.

Comentários